Marcelo M. Guimarães

  
 
Início seta Marcelo M. Guimarães
MARCELO M. GUIMARÃES Imprimir E-mail

Imagem vazia padrão

Criador do conceito “Engenharia Espiritual”, atuando nos últimos anos como consultor e palestrante no Brasil e no exterior (Europa e América Latina).

Suas palestras abordam variados temas sobre a inteligência espiritual, despertando  as pessoas quanto à fé e virtudes que potencializam o desenvolvimento e maturidade a nível pessoal, profissional, familiar e corporativo. 

Por quase 25 anos atuou como executivo do primeiro escalão em uma multinacional de grande porte do ramo siderúrgico, ocupando vários cargos e funções de chefia.

Engenheiro industrial, pós-graduado em Engenharia Econômica, MBA em Contabilidade e Finanças pela FGV com especialização na Alemanha.

Teólogo, escritor, professor e autor de vários livros sobre temas da Engenharia Espiritual e comentários bíblicos. É casado, tem quatro filhos e natural de Belo Horizonte-MG.

O engenheiro Marcelo M. Guimarães é considerado uma das maiores autoridades em Inteligência Espiritual no Brasil e no exterior. Tem ministrado palestras no Brasil e no exterior, em países como: Israel, França, Chile, Argentina e outros. Por sua grande experiência profissional como executivo do primeiro escalão em uma multinacional por mais de 25 anos, não foi difícil para que o engenheiro Marcelo criasse o termo “Engenharia Espiritual” tendo em vista a melhoria da qualidade de vida. Muitas foram as dificuldades e desafios enfrentados por ele quando com seus colegas, esteve à frente na administração de uma empresa de grande porte do setor siderúrgico. Sua longa vivência trabalhando com executivos de outros países e mesmo morando no exterior (Alemanha), lhe trouxe grandes experiências na área social de relacionamentos e filosofia comportamental. Buscando sempre o equilíbrio do homem em sua integralidade, Marcelo nos últimos 20 anos tem buscado e coletado princípios estratégicos na antiga sabedoria oriental, em específico as descritas na Bíblia.  Estes princípios podem ser aplicados no dia-a-dia, desenvolvendo o potencial da inteligência espiritual, despertando  as pessoas quanto à fé e virtudes que aceleram o desenvolvimento e maturidade a nível pessoal, profissional,  familiar e corporativo. 

Em outras palavras, Marcelo tem descoberto que valores morais e espirituais desenvolvem, equilibram e trazem maior segurança na formação pessoal, profissional e ao bem estar no ambiente familiar. Por conseqüência, este desenvolvimento psico-espiritual reflete diretamente no ambiente de trabalho que demanda uma gestão eficaz. Assim, virtudes e valores como a fé, a ousadia, a sabedoria, a disciplina, a perseverança, a tolerância, a pré-disposição em perdoar e gerenciar conflitos, o domínio próprio e outros valores passaram a ser atributos para aperfeiçoamento do caráter, mudanças de atitudes e, sobretudo, do perfil comportamental. Nem sempre a pessoa mais inteligente e capacitada é o melhor líder. Por isso, o líder precisa ser constantemente educado e treinado, avaliando seu estilo de vida.

Uma das características do engenheiro Marcelo é ensinar valores e princípios espirituais fazendo uma analogia com as leis físicas que regem o universo. Fórmulas, ábacos, e gráficos são usados em suas palestras para elucidar esses princípios da sabedoria divina, despertando pessoas a investir em si mesmas e em sua vida interior. Em suma, a melhoria da qualidade de vida, o bem estar consigo mesmo trazem resultados positivos no ambiente familiar e, sobretudo, no trabalho.

A Engenharia Espiritual não é uma confissão religiosa, mas uma cosmovisão de vida que procura despertar no homem sua semelhança com a mente criativa do Engenheiro Magno e Criador do Universo, Deus. 

===================================================

SUA BIOGRAFIA

Segundo filho de cinco irmãos. Cursou o primeiro e segundo graus em um Seminário Católico no interior de Minas.

Formado em Engenharia Industrial Mecânica pelo CEFET. Pós-graduado em Engenharia Econômica pela UFMG, e MBA pela FGV.

Aos 22 anos entrava para o primeiro emprego na área de engenharia na antiga Cia. Siderúrgica Mannesmann, mais tarde Mannesmann, S.A. e posteriormente, Valourec-Mannesmann.

Iniciou sua carreira como estagiário, sendo promovido à várias funções na empresa, onde ocupou finalmente o cargo de executivo do primeiro escalão por longos anos.

Atuou como chefia nas áreas de:

  • Estudos Econômicos e Cálculos de Rentabilidade Econômica;
  • Planejamento de Vendas e Comércio Exterior;
  • Planejamento Econômico e Estratégico;
  • Contabilidade Industrial;
  • Finanças e relações com o mercado;
  • Comunicação Social e Imprensa.

Possui vários cursos de especialização no Brasil e na Alemanha nas áreas econômico-financeira ao longo desse período.

Ex-professor do Curso de Pós-Graduação de Engenharia Econômica – Universidade de Itaúna-MG

Mesmo recebendo constante treinamento, passou por altos e baixos que aparentemente são considerados “normais” na vida de qualquer alto executivo.

Questionando a origem de tais conflitos internos, que associados ao estresse e a pesada rotina de trabalho, acabou descobrindo o lado espiritual do homem. Decidiu, então, conhecer profundamente o maior best-seller do mundo: - a Bíblia.

Sem dúvida, os inúmeros cursos de RH principalmente nas áreas de auto-ajuda, treinamento em equipe, motivação, etc. foram sempre muito proveitosos.

Porém, Marcelo, pessoalmente queria e precisava de algo mais. Queria investir em outras áreas que dificilmente são ensinadas nas escolas ou mesmo nas empresas: a teologia, a espiritualidade e a relação entre o homem e Deus.

Queria saber mais sobre a fé, a sabedoria, sobre os dons e talentos espirituais, como usar melhor a intuição, o domínio próprio, a tolerância, a mansidão, a misericórdia, o amor, o perdão, enfim, a alcançar a tal paz interior. Queria conhecer mais sobre a inteligência divina e se inteirar com ela.

Foi por este grande interesse, que ele se tornou teólogo e por muitos anos tem estudado profundamente  o coração do homem e sua relação com o Ser Supremo, Deus.

O que de lá poderia ser extraído para melhorar a vida pessoal, familiar, profissional, social e empresarial? Quais seriam os princípios práticos que todos poderiam acessar?

Após alguns anos, foram tantas as mudanças em sua própria vida e em sua família, que decidiu intensificar os estudos sobre o homem e sua necessidade intrínseca de desenvolver e interagir com a inteligência espiritual. Daí criou o termo “Engenharia Espiritual”.

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes em teu próprio entendimento” (Provérbio do Rei Salomão).
 
© 2017 Engenharia Espiritual
Joomla! é um software livre disponibilizado sob licença GNU/GPL.